A melhor e mais moderna Clínica Odontológica de Venda Nova Faça-nos uma Visita.

Blog

Orientações ao Paciente Submetido ao Tratamento Ortodôntico

Orientações ao Paciente Submetido ao Tratamento Ortodôntico

Orientações ao Paciente Submetido ao Tratamento Ortodôntico

Entenda os cuidados que devemos ter durante o tratamento ortodôntico.

limpar o aparelho

1- Escove os dentes imediatamente após as refeições; Não esqueça o fio dental.

A escovação deve ser feita com escova macia 3 vezes ao dia. Existem no mercado escovas de dente específicas para quem usa aparelho, porém com a escova normal mesmo conseguimos a mesma qualidade de limpeza sem esforço adicional.

O uso do fio dental é indispensável. Para este podemos utilizar os famosos passa fios ou um fio dental encerado para facilitar.

Veja em nossa página do instagram como usar o fio dental com o aparelho.

2- Cuidados com a alimentação;

A partir do momento que se coloca aparelho fixo, o paciente deve evitar utilizar os dentes anteriores (da frente), para cortar alimentos mais consistentes. Todo cuidado é pouco no início do tratamento para não soltar nenhuma peça e atrasar o tratamento.

cuidados evitar doces evite chiclets evite pipoca

Ao usar aparelho ortodôntico fixo, alguns hábitos alimentares precisam mudar. Por isso, aqui vão algumas dicas de alimentos que devem ser evitados.

Alimentos duros podem causar dificuldade de mastigação e quebrar os braquetes do aparelho, como por exemplo pé de moleque, rapadura, amendoim, castanhas, nozes, pipoca, pirulitos, etc. Evite também os alimentos pegajosos como chicletes, balas de goma, caramelo, etc.

Nunca morda diretamente o alimento! Eles tem que ser cortados em pedaços, para deixar a mastigação com os molares, que são mais resistentes.

Frutas cheias de sementes, como o kiwi, ou muito fibrosas, como manga, devem ser evitadas. Isso porque as sementes e fibras podem ser difícil de higienizar.

3- É normal sentir uma sensibilidade;cuidados com o aparelho

Nos 3 (três) primeiros dias após as ativações do aparelho, é comum sentir um incômodo. O nível de sensibilidade à dor varia de pessoa para pessoa. Isto acontece devido ao estímulo para a movimentação dos dentes. No inicio, o aparelho ortodôntico pode incomodar um pouco as bochechas, lábio e língua. Isso em função de uma reação normal do organismo a um corpo estranho, sendo que com tempo essa reação desaparece e cicatriza formando uma proteção natural.

4- Soltou ou está machucando?

Em caso de quebra do aparelho ortodôntico, ou caso o aparelho esteja machucando, não o remova por conta própria. Entre em contato com o ortodontista e guarde as peças soltas. Não tente remover o aparelho em hipótese alguma. Tome cuidado para não ingerir nenhuma peça que tenha soltado.

5- Acompanhamento periódico;

Você deve manter controles clínicos periódicos para a prevenção de cáries e doenças gengivais.

Um dos efeitos colaterais do tratamento ortodôntico é a diminuição das raízes dos dentes. Este efeito está diretamente relacionado ao tempo do tratamento. Por isso, o tratamento deve ser feito no menor tempo possível. Estes efeitos colaterais são monitorados através de radiografia a cada 6 meses. Não deixe de fazer a radiografia quando solicitado.

6- Não falte à sua consulta;

A frequência das consultas deve ser indicada pelo ortodontista e influencia diretamente no resultado e no tempo do tratamento.

Todo mês você receberá no seu Whatsapp, um link de confirmação de consulta. Utilize-o para confirmar seu agendamento. Se não puder comparecer à consulta, pedimos a gentileza já deixar agendado um novo atendimento.

Equipe Villa Odontologia Avançada

Fale Conosco

Dra. Iáskara Duarte