Odontopediatria
Especialidade que realiza o diagnóstico e tratamento de problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente de 0 a 12 anos acompanhando também a educação para a saúde bucal e a união desses procedimentos com os dos outros profissionais da área da saúde.
Odontopediatria para recém-nascidos
A dentição decídua (também conhecida como “dentes de leite”) já existe mesmo quando os dentes ainda não nasceram. Por isso, é importante compreender a necessidade de cuidados, mesmo que os dentes ainda não sejam permanentes.
Apesar de temporários, são muito importantes e influenciam diretamente no desenvolvimento da fala, mastigação e oclusão.
Em uma primeira visita do bebê junto ao odontopediatra, o especialista dará as orientações necessárias para higienização da gengiva da criança até que ela esteja pronta para retornar.
Odontopediatria e os primeiros dentinhos
Esse checkup é recomendado quando os dentinhos aparecem. Bebês geralmente nascem com 20 dentes de leite sob a gengiva que começam a aparecer por volta dos 6 meses de idade.
A partir daí, deve se tornar um hábito limpá-los diariamente. É importante saber que o leite materno também pode causar cárie e por isso os cuidados e observação devem ser constantes.
O controle e atenção aos dentes de leite e visitas constantes ao odontopediatra pode também prevenir problemas ortodônticos futuros.
Dentição de leite completa! A odontopediatria ainda é necessária?
Por volta dos 3 anos idade a arcada dentária da criança já está completa e até começando a dar espaço para que os permanentes apareçam.
Muitos hábitos como a técnica correta para escovação dos dentes são desenvolvidos no início da vida e por isso é importante acostumar as crianças à importância dos cuidados com a saúde bucal.
A partir daí já se espera visitas mais assíduas com intervalos de, em média, 6 meses. Esse tempo pode sofrer variações de acordo com os hábitos de cada um.
É importante não adiar o acompanhamento preventivo. Independente de qual fase esteja sua criança, você já pode marcar uma consulta com nossa odontopediatra.
" A criança deve ser ouvida na consulta, deve se sentir protagonista, respeitada e ensinada, jamais esquecendo que possui características próprias, que ela é única. Não cuido somente da criança em si, pois para um tratamento eficaz é importante lançar um olhar de amor para todo o seu núcleo familiar, compreendendo que essa criança tem uma história, uma rotina e hábitos que devem ser considerados e, em parceria com a família, construímos juntos o tratamento, visando sempre o melhor para o pequeno.
Ser odontopediatra requer boas técnicas, linguagem apropriada, conhecimento e bastante carinho, exerço a profissão com muito amor, paciência e dedicação."
Dra. Milene Martins

Acompanhamento a Longo Prazo
Não fazemos somente o tratamento, queremos acompanhar o desenvolvimento da criança até a adolescência e a idade dulta.
Consultório Moderno
Estrutura planejada para ser agradável e divertida para as crianças, proporcionando a tranquilidade necessária para o tratamento.
