O que são os protetores bucais esportivos?
O que são os protetores bucais esportivos?
Para que servem os protetores bucais?
Os protetores bucais são estruturas que devem ser usadas para proteção dos dentes durante esportes de impacto.
Criados em 1920 pelo boxeador Kid Lewis, os protetores bucais se tornaram obrigatórios para a prática de esportes de alto impacto como as lutas. Atualmente foi estimado que 13 a 39% dos traumas dentários acontecem durante a prática de algum esporte. E os dentes mais lesados são os incisivos centrais superiores.
Os dentes são órgãos que não tem a capacidade de cicatrizar, por isso, um impacto deve ser evitado pois, geralmente é gerado um transtorno para se recuperar.
Estima-se que 200.000 lesões dentárias são evitadas por anos somente com a obrigação de se usar os protetores durante os jogos de futebol americano.
Além de proteger os dentes, os protetores protegem também bochechas, lábios e articulação temporomandibular.
Como é um protetor bucal ideal?
O protetor bucal ideal deve ser de fácil acesso financeiro, confortável, resistente e durável e liso. Não podem dificultar a respiração e devem ser firmes. São projetados para se adaptarem aos dentes superiores, porém em alguns casos podem também se apoiar nos dentes inferiores.
Três tipos de protetores bucais estão disponíveis no mercado: de estoque, do formato da boca e personalizado.
Os protetores de estoque são os protetores que menos protegem. Eles já vem prontos em um formato padrão. Geralmente não se adaptam tão bem nos dentes, ficam bambos, e são feitos de um material bem maleável. Geralmente limitam a fala e a respiração bucal.
Os protetores do formato da boca são protetores que são conformados de acordo com os dentes do paciente por um material maleável com a água quente. São de baixo custo e baixa durabilidade. Oferecem médio conforto e pouca proteção.
Os protetores personalizados são os mais indicados para a proteção dos dentes. Envolvem um um dentista pra a sua confecção. São produzidos a partir de uma réplica dos dentes do paciente. Sua forma e matérial são decididos após um exame detalhado da anatomia do paciente e do esporte a ser praticado. Desenhos, cores enfeites são decididos antes junto com o dentista. Alguns ajustes podem ser necessários para maior conforto do paciente.
O tempo de confecção da primeira consulta até o ajuste final geralmente envolve uns 10 dias.
Protetores bucais, mesmo os confeccionados pelos dentistas por um preço maior são considerados muito baratos pois, os custos necessários para a reconstrução de um dente quebrado podem exceder a 20 vezes ao custo do aparelho.
Fale Conosco