Tratamento da Mucosite
Tratamento da Mucosite com Laserterapia
São lesões ulceradas, tipo aftas. Podem causar sangramento e principalmente muita dor.
Estas lesões se iniciam geralmente após a décima sessão de quimioterapia e podem causar dificuldade para o paciente se alimentar e se hidratar. Neste momento, o médico pode interromper o tratamento por até 15 dias para a recuperação do paciente.
A laserterapia é um tratamento que utiliza feixe de laser de baixa potência com propriedades terapêuticas. É um procedimento totalmente indolor que promove a micro circulação e a reparação celular, ativando a cicatrização e diminuindo a dor.
O objetivo da laser terapia é diminuir as lesões, ativar a cicatrização e possibilitar que o protocolo de quimioterapia seja realizado sem interrupção.
O protocolo de tratamento é realizado pelo profissional capacitado em laserterapia odontológica. As sessões, idealmente, si iniciam antes do início da radioterapia e se estendem durante o tratamento. São sessões de 30 minutos, de duas a 5 vezes na semana de acordo com a idade do paciente, características das lesões e resposta do paciente ao tratamento.
Por que o paciente oncológico precisa ir ao dentista?
Quando começa a aparecer a mucosite?
Qual o objetivo do tratamento da mucosite?
O que é osteorradionecrose?
Qual o papel do dentista no tratamento do cancer?
Como tratar a osteorradionecrose?
Entendendo o paciente
A avaliação antes do tratamento oncológico é fundamental para o sucesso do tratamento.
Qualquer foco de infecção deve ser tratado antes da radio ou quimioterapia.
Entender as limitações do paciente, o cansaço psicológico e incentivar a família pode significar muito no resultado final.
O paciente precisa entender de maneira humanizada quais são os efeitos colaterais do tratamento e quais são os efeitos da doença.
Quais os cuidados o paciente deve ter durante o tratamento da quimioterapia e radioterapia
Uma vez que o tratamento médico é realizado diariamente, o paciente deve se organizar para a consulta das sessões médicas e das sessões odontológicas no mesmo dia. Geralmente indicamos que a consulta odontológica seja realizada próxima ao meio dia para que o paciente aproveite o conforto promovido pelo laser e se alimente melhor durante o almoço.
Hidratação
Uma vez em tratamento, uma garrafa de água deve estar sempre ao lado do paciente. A radioterapia pode diminuir a produção de saliva e aumentar o risco do paciente desenvolver lesões cariosas e gengivites.
A correta hidratação também é necessária para acelerar a cicatrização das lesões de mucosite.
Limpeza e cuidado com os dentes
A radioterapia diminui o potencial de cicatrização e microcirculação sanguínea em toda a cavidade bucal. Assim, o paciente deve ser acompanhado pelo dentista para se evitar qualquer tipo de inflamação.
Um reforço com enxaguatórios bucais, fluorterapia e um cuidado maior com a escovação (escovas macias) e fio dental deve ser feito e orientado pelo dentista.
Cuidados pré tratamento
Antes de se iniciar um tratamento de quimioterapia o paciente deve ser avaliado pelo cirurgião dentista capacitado. Procedimentos como tratamento de canal, remoção de dentes ou raspagens sub gengivais não poderão se feitos durante e por um bom período após a quimioterapia.