Estalos na mandíbula: 4 sinais de que o problema pode ser grave
Estalos na mandíbula: 4 sinais de que o problema pode ser grave
Se você pensa que os estalos na mandíbula são uma situação atípica, então, é bom saber que são mais comuns do que muitas pessoas pensam. Como eles não causam dor ou desconforto na maioria dos casos, grande parte dos indivíduos com esse sintoma não dá a devida atenção.
É claro que os estalos podem acontecer por uma série de questões, como bocejos ou mastigações mais fortes, mas eles também podem ser um indício de que algo não vai bem. É isso mesmo: em alguns casos, essa situação emite sinais que devem chamar sua atenção.
Se você ficou curioso e quer conhecer quais sinais são esses, leia este artigo até o final. Vamos juntos?!
O que podem significar os estalos na mandíbula?
Na maioria dos casos, os estalos mandibulares têm uma relação direta com a Articulação Temporomandibular (ATM). Para quem não sabe, essa articulação tem a função de movimentar a mandíbula para a frente ou para os lados, mas, quando passa a ter comportamentos inadequados, também passa a ser conhecida como Disfunção Temporomandibular (DTM).
Essa articulação, embora seja desconhecida por muitas pessoas, desempenha papéis muito relevantes. Entre os principais deles, podemos destacar a ajuda na mastigação, na fala e nos atos de bocejar e engolir. Inclusive, algumas pessoas sentem esse estalo justamente enquanto desempenham alguma dessas funções — um sinal que exige atenção.
Isso porque o estalo, em grande parte, costuma sinalizar a existência de um problema ou, ao menos, a necessidade de procurar uma ajuda especializada.
Quais são as possíveis causas e os sintomas?
Entre as principais causas, podemos destacar o bruxismo, algum traumatismo, as condições dentárias. Entretanto, engana-se quem pensa que são as únicas. Os estalos também podem estar relacionados a situações de depressão, ansiedade, estresse, hábitos desaconselhados (como os de morder os lábios e/ou bochechas, roer as unhas etc.) e, por fim, deformidade facial. Todas estas causas podem prejudicar o funcionamento interno da articulação e gerar estes estalos ou cliks como chamados pelos profissionais .
Quanto aos sintomas, quem sofre com ATM pode apresentar também dores na face, zumbido nos ouvidos e muitas dores de cabeça (isso sem falar na dor ao abrir a boca). Todos eles podem impactar diretamente a qualidade de vida de qualquer pessoa.
Por que se preocupar com essa situação?
Caso ainda tenha algum tipo de dúvida sobre a gravidade desse comportamento, conheça alguns sinais que devem chamar sua atenção.
1. Zumbidos
Quando o estalo mandibular vem acompanhado de determinados sintomas, como zumbidos, então é bom ter atenção redobrada.
2. Vertigens
As vertigens representam mais um sinal de que o estalo pode representar algo grave. Portanto, se sentir tonteira, procure ajuda especializada.
3. Sensibilidade muscular
A sensibilidade dos músculos da mastigação é outro ótimo indicativo (e que pode ser percebido com mais facilidade).
4. Dores de cabeça
Caso comece a sofrer com dores de cabeça, então pode ser que tenha chegado a hora de ligar o sinal de alerta.
Esses são os principais sinais de que o ATM se transformou em uma DTM. O mais indicado nesse caso é procurar ajuda especializada o mais rápido possível, pois, assim, algumas complicações podem ser prevenidas. Além disso, uma pessoa capacitada pode ajudar a recuperar a função da região, reeducar o paciente e, por fim, ensinar dicas que podem amenizar a situação.
Agora que você entende melhor como os estalos na mandíbula podem ser um indício de que sua ATM está com problema, esteja atento e procure um especialista para investigar a causa. O Cirurgião Dentista especialista em DTM é o profissional capacitado para diagnosticar, tratar e acompanhar estas alterações.
Para continuar se informando sobre os cuidados com a saúde bucal, que tal ler nosso artigo sobre quais são as principais causas do desgaste dentário? Não perca!