A Melhor e mais Moderna Clínica Odontológica de Venda Nova. 

Local:

Rua Padre Pedro Pinto, 445, Salas 301 a 307.Venda Nova - BH.

Preciso de aparelho antes de fazer implante?

Por: Dr. Ricardo Valadares

Escrevemos hoje sobre o tema que mais se erram na odontologia. Muitos erros acontecem por falta de conhecimento ou falta de ética do profissional que executa o trabalho. O que vem primeiro, ao tratamento ortodôntico ou a colocação do implante? O que acontece quando colocamos o implante sem a avalição de um ortodontista?

Em primeiro lugar temos que reconhecer que o paciente que precisa de uma reabilitação com implantes não é simplesmente um dente faltando. Mas sim um complexo dinâmico muitas vezes traumatizado pela falta de um ou mais elementos dentários que comprometem a estética e função. Porém, apesar da ansiedade do paciente em reabilitar, um estudo e um projeto detalhado deve ser feito para a reabilitação.

Quantos dentes foram perdidos? Há quanto tempo? Como está a estrutura óssea da região onde o dente foi perdido? Como estão os outros dentes? Algum dente saiu do lugar após a perda ? São questões que devem ser avaliadas pelo profissional.

Antes de começar uma reabilitação com implantes, vamos entender algumas questões:

  • Implantes podem ser considerados como elementos dentários normais e definitivos para mastigação e estética. Porém são estruturas que não sofrem movimentações com aparelho. Ou seja. Uma vez colocados em um espaço eles não se movimentam nem com aparelho.
  • Antes da perda dentária o paciente precisava de usar aparelho? Se a resposta foi sim, é bem provável que seja necessário um tratamento ortodôntico antes do implante.
  • Se após a perda do dente algum elemento dentário sofreu movimentação e saiu do lugar ou invadiu o espaço do dente perdido este elemento dentário precisa voltar para o espaço inicial para recuperar o espaço perdido.
  • Para a colocação do implante, o espaço tem que ser do tamanho correto. Muitas vezes, o espaço do dente está insuficiente ou diferente do dente análogo do outro lado e o espaço precisa ser recuperado.
  • Elementos anteriores devem ser meticulasamente medidos e os espaços programados para que um dente não fique diferente do outro causando assimetria de tamanho prejudicando a estética.

 

Assim, não é regra, não existe receita de bolo. O certo é que se existem especialistas diferentes. Compartilhar informações deve ser a conduta mais certa antes de fazer um implante. Antes de colocar o implante, o paciente deve ser avaliado pelo ortodontista e um consenso entre o ortodontista, implantodontista e o paciente deve acontecer. Da mesma forma, um paciente que possui uma perda dentária e quer usar aparelho deve ser avaliado pelo implantodontista para ser definido o tamanho dos espaços para uma posterior reabilitação.

Em resumo, a perda de um elemento dentário invariavelmente acarreta a movimentação dos dentes adjacentes. E uma vez colocado os implantes, estes nunca mais se movimentam e nem os dentes ao lado podem sofrer movimentação. Assim, todos os dentes devem ser posicionados de maneira correta antes do implante. Porém, em alguns casos o implante pode sim ser colocado antes do aparelho. Cabe ao implantodonsita e ao ortodontista a decisão em conjunto. Existem casos até que os implantes facilitam a movimentação ortodôntica e devem ser colocados antes ou durante o tratamento ortodôntico.

 

Por isso é que sempre falamos. Não existe regra e cada caso é um caso.

O certo é o planejamento da equipe como o projeto de uma casa é feito para que tudo dê certo no final.

Ética é o nome. Trabalho multidisciplinar é o nome.

 

Conheça nossa clínica

 

 

Dr. Ricardo Valadares

Especialista em Reabilitação Oral