A melhor e mais moderna Clínica Odontológica de Venda Nova Faça-nos uma Visita.

Blog

Quais as causas do mau hálito e como combatê-las? Nós explicamos!

Quais as causas do mau hálito e como combatê-las? Nós explicamos!

Quais as causas do mau hálito e como combatê-las? Nós explicamos!

O mau hálito pode ser muito desagradável! Prova disso é que basta conversar com uma pessoa nessas condições para logo perceber como a experiência é negativa. A halitose, nome correto para essa disfunção, pode ser provocada por diversos motivos, indo desde questões relacionadas a saúde bucal e desordens estomacais.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, conhecer quais as causas do mau hálito e como agir para se livrar dele, não deixe de ler este post até o final. Vamos juntos nessa? Acompanhe!

Sujeira na língua

Em muitos casos, a halitose é provocada pelo acúmulo de bactérias na língua. Esse acontecimento deixa a superfície com cor esbranquiçada ou cinza e, como você deve imaginar, exige cuidados especiais.

A boa notícia é que esse é um problema facilmente corrigido, pois basta higienizar a região de forma completa para garantir um hálito refrescante. Uma excelente alternativa para esses casos é o limpador lingual.

Próteses dentárias

Pessoas que fazem o uso de próteses dentárias também apresentam uma propensão maior ao mau hálito. Nada mais natural, já que é mais difícil manter a boca limpa nessas situações, um ponto que faz com que a placa se acumule com mais facilidade. Caso ela não tenha o tamanho ideal, então as chances são ainda maiores.

Para combater a situação é importante escovar os dentes e expandir os cuidados para a dentadura. Em alguns casos, uma alternativa é deixar a prótese de molho durante a noite e colocar de novo pela manhã. Para ter resultados ainda melhores, basta lavar mais uma vez para garantir um hálito ainda mais puro.

Problemas bucais

Os problemas bucais também podem influenciar diretamente nesse sentido. Isso significa que a presença de cáries, gengivite, placa bacteriana e outros problemas bucais podem promover o mau hálito. Nesses casos, a proliferação de bactérias acontece de forma acelerada e, por consequência, aumenta o mau cheiro.

Por essas e outras, é muito importante manter as visitas periódicas ao dentista — além de seguir uma higienização completa como medida preventiva. Essas duas frentes ajudam a evitar o aparecimento de novos problemas.

Muito tempo sem comer ou comer ‘errado’

Quem quer saber quais as causas do mau hálito precisa atentar para o fato de ficar muito tempo sem comer. Esse é um dos principais motivos e a razão para estarmos com o odor ao acordar pela manhã. O mau cheiro é um reflexo da queda de produção da saliva — que tem um papel importantíssimo em manter a boca limpa e digerir alimentos.

Somado a isso, é bom lembrar que alguns alimentos também podem piorar o hálito, como a cebola, o alho e a couve-flor. Como eles têm um odor forte, podem manter o cheiro dentro da boca por mais tempo que o esperado.

A melhor solução é comer de tempos em tempos. Caso opte por jejum, então é importante beber água no decorrer do dia para limpar a boca e estimular a produção de saliva. Quanto aos alimentos que provocam o mau cheiro, o mais recomendado é evitar o consumo frequente e, paralelamente, investir em uma limpeza completa para garantir a volta do hálito fresco.

Problemas no estômago

Os casos de má digestão ou gastrite também podem estimular alguns gases que provocam o mau hálito. Essa causa é um pouco mais complexa e exige de cuidados mais específicos, como comer porções menores de comida, controlar o estresse/ansiedade e investir em alimentos leves. O mais recomendado é procurar um médico especialista e controlar a situação.

Depois de ler este post e entender quais as causas do mau hálito, esteja atento sempre que perceber um odor diferente. Tenha em mente que um dentista é um verdadeiro aliado nessas situações, então conte com o suporte que ele pode oferecer para manter a saúde bucal em dia.

E você, conhece alguma pessoa que precisa dessas informações? Então que tal compartilhar o conteúdo nas redes sociais e ajudá-la de forma leve?

Conheça nossa Clínica

Dr. Lucas Marques