5 cuidados com a higiene bucal
5 cuidados com a higiene bucal
Você já parou para pensar como os cuidados com a higiene bucal são importantes? Embora muitas pessoas falem sobre o assunto, poucas sabem como as medidas preventivas ajudam a manter a boca saudável e livre de muitas complicações.
Seja por falta de tempo e/ou conhecimento, alguns ainda não sabem que medidas adotar para manter o sorriso bem cuidado. Pensando nisso, criamos uma postagem com os principais hábitos que você deve adotar para preservar os dentes e garantir o hálito fresco. Vamos juntos nessa?
1. Escolha a escova certa e atente para o tempo de uso
Já parou para pensar qual foi a última vez que trocou sua escova de dentes? Muitas pessoas ficam com a mesma por tanto tempo que nem sequer sabem quando foi feita a última troca. Pois bem, esse ponto pode parecer pouco importante, mas o ideal é que ela seja utilizada por um tempo médio de três meses.
Para quem se assustou com a informação, é bom saber que essa troca é indispensável devido ao desgaste natural das cerdas. Como usamos a escova todos os dias, esse é um processo natural e que impacta a eficiência da escovação.
Além disso, é importantíssimo escolher a escova certa. Sabemos que existem diversos modelos disponíveis, mas, de um modo geral, o melhor caminho envolve optar pelas cerdas macias. As escovas mais duras podem comprometer alguns lugares da higienização ou traumatizar a gengiva, então é bom tomar cuidado.
2. Consulte um dentista periodicamente
Por mais que nos esforcemos para manter a saúde bucal em dia, existem alguns procedimentos que são muito mais eficientes quando feitos por um profissional especializado. É isso mesmo: como conta com um olhar mais crítico e apurado, um dentista consegue limpar a boca de forma ainda mais completa!
Somado a isso, não podemos ignorar que ele conta com materiais e produtos que fazem toda diferença quando o assunto é eficácia. Ele também pode reconhecer problemas ainda no começo e resolvê-los com tratativas bem mais simples.
Portanto, não abra mão de visitas periódicas a um profissional capacitado e conte com a ajuda que ele pode oferecer nos cuidados com a higiene bucal.
3. Use o fio dental diariamente
O uso do fio dental ainda é negligenciado por muitas pessoas, mas é importante ter em mente que ele deve acontecer pelo menos uma vez por dia. O mais recomendado é que seja feito antes da escovação, pois assim ele consegue remover os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes.
Essa também é uma forma de prevenir inflamações na gengiva, cáries, sangramentos e outras doenças provocadas pela placa bacteriana.
4. Adote cuidados especiais antes de dormir
A higiene dos dentes no período noturno é a mais importante do dia. Como esse é um momento em que o fluxo de salivação diminui de forma natural, a boca acaba se transformando em um ambiente perfeito para a ação de bactérias que prejudicam a saúde bucal. Por essas e outras esse é um dos principais cuidados com a higiene da boca.
A atenção neste momento deve incluir o uso do fio dental, escovação do dente (e língua) e o uso de enxaguantes bucais (caso seja possível). O processo deve ser feito com calma para garantir uma limpeza completa.
E muito importante, fazer a limpeza em frente ao espelho para conferir se ficou bem limpo.
5. Tenha uma dieta balanceada
Para fechar, não poderíamos deixar de trazer a importância de uma dieta equilibrada. Existem alimentos que têm um poder determinante no fortalecimento dos dentes — um aspecto que faz toda diferença.
E tem mais: o consumo de alimentos com fibras pode ajudar na limpeza dos dentes, assim como opções ricas em vitamina C fortalecem as gengivas. Interessante, não é mesmo?
Além disso, existem alguns alimentos que devem ter seu consumo controlado, como aqueles que têm altas taxas de açúcar. Isso porque o acúmulo deste componente na boca estimula a proliferação das bactérias causadoras de cáries e outras doenças bucais.
Depois de conhecer alguns dos principais cuidados com a higiene bucal, esteja atento e adote cada um deles na sua rotina. Como você pode perceber, manter a boca saudável não é uma tarefa tão difícil, desde que haja comprometimento e força de vontade.
Que tal aproveitar que está se inteirando sobre os cuidados com a saúde bucal e ler nosso post sobre quais são os mais importantes para o seu filho? Nos encontramos por lá!