O dente de leite quebrou. E agora?

O dente de leite quebrou. E agora?
Cuidados Imediatos para Traumatismos em Dentes de Leite
Queridos Pais e Mães,
Sabemos que mesmo quando cuidamos de nossas crianças com todo o carinho, atenção e seguindo dicas de prevenção, às vezes acidentes acontecem, podendo causar a fratura do dente de leite
Nesse caso, para que tudo dê certo no tratamento final, precisamos contar com vocês.
Sim, papais e mamães, vocês podem ajudar no tratamento inicial de traumatismos dentários, antes de chegarem ao dentista com a criança. Então, se o dente quebrou, fiquem tranquilos. Iremos orientá-los sobre como agir corretamente.
Antes de tudo, mantenham a calma. A criança irá buscar aconchego em vocês: se vocês estiverem calmos, ela também ficará e, da mesma forma, se vocês estiverem nervosos, ela também poderá ficar.
Observem se o acidente gerou desmaio, inconsciência, vômitos e/ou dores de cabeça. Nesse caso, levem primeiramente a criança ao médico ou ao hospital* de referência da cidade. Na ausência desses sintomas, levem-na ao dentista.
O tempo entre o traumatismo até o atendimento feito pelo dentista é muito importante. Sendo assim, tentem ir o mais rápido possível, pois mesmo acidentes aparentemente simples podem ocasionar consequências graves tanto para o dente de leite, quanto para o dente sucessor permanente.
O ideal é que a criança seja atendida nas primeiras 2 horas. Muitas vezes o trauma acontece no osso ao redor do dente e só é possível ser visto em uma radiografia.
Se o trauma tiver provocado sangramento, limpem a boca da criança com gaze e soro fisiológico (na falta do soro, lavem com água filtrada), com cuidado para não machucar ainda mais a criança.
• Evitem dar chupetas ou mamadeiras para a criança até ela ser atendida pelo dentista, pois a força que ela faz para sugar pode atrapalhar a cicatrização.
• Se o dente quebrou, tentem localizar o fragmento, lavem-no com água corrente e coloquem-no em um recipiente com leite (de preferência) ou soro fisiológico em temperatura fria até chegarem ao dentista.
• Se o dente ficar mole, tiver sangramento ao redor, mudar de posição dentro da boca ou se a gengiva da região ficar machucada, também deve-se procurar o dentista o mais rápido possível.
• Caso o dente de leite saia totalmente da boca, não o recoloque! Isso pode prejudicar o dente permanente que vai nascer.
• Hidratem sempre a criança. É muito importante que ela beba bastante líquido.
E, por fim, dêem à criança muito amor!
Contem conosco!
Com carinho,
Equipe Villa Odontologia Avançada

