A melhor e mais moderna Clínica Odontológica de Venda Nova Faça-nos uma Visita.

Blog

Conheça as 9 principais causas da dor de dente

Conheça as 9 principais causas da dor de dente

Conheça as 9 principais causas da dor de dente

As causas da dor de dente são muito variadas e geralmente estão relacionadas à idade. No entanto, independentemente daquilo que a esteja provocando, a dor exige atenção, pois indica que algo está errado.

Existem alguns fatores mais recorrentes em cada faixa etária e que provocam a sensação dolorosa. Por isso, preparamos este artigo apresentando as condições mais comuns que desencadeiam dor de dente em crianças, adultos e idosos. Continue lendo para saber quais são elas!

Causas da dor de dente em crianças

Os cuidados com a saúde bucal das crianças devem iniciar antes do nascimento dos dentes de leite. Afinal, eles também são afetados por problemas que causam dor. Além disso, ela se manifesta como resultado do processo de desenvolvimento. Veja, a seguir, algumas de suas causas nessa faixa etária:

1. Erupção dos dentes

O nascimento dos dentes de leite deixa a criança incomodada. Afinal, eles precisam empurrar a gengiva para abrir caminho e isso torna os tecidos doloridos e, em alguns casos, até inflamados.

2. Cáries

Cáries são lesões no esmalte dentário provocadas pelos ácidos liberados por bactérias que se alimentam de resíduos alimentares. Quando atingem partes nervosas, são uma das causas da dor de dente em crianças.

3. Fraturas

Os dentes de leite têm uma estrutura mais frágil do que os permanentes. Por isso, é comum que, durante brincadeiras ou outras atividades, as crianças sofram fraturas dentárias. Quando elas expõem a polpa do dente, causam dor.

Causas da dor de dente em adultos

Adultos também podem ter cáries e fraturas nos dentes. No entanto, existem alguns problemas que são mais frequentes nessa faixa etária e podem ser apontados como as principais causas da dor de dente nessa fase. A seguir, apresentamos três deles:

4. Dente do siso

Em média, o nascimento do dente de siso acontece entre os 16 e 25 anos, o que provoca dor. Complicações durante sua erupção também causam incômodos e problemas para a saúde bucal, como quando ele permanece incluso ou interfere no posicionamento dos outros dentes.

5. Sensibilidade dentinária

A sensibilidade é uma das causas de dor de dente mais recorrentes em adultos. Ela se manifesta em função de fatores diversos, como exposição radicular, restaurações com problemas, desmineralização do esmalte, erosão dentária, entre muitos outros.

6. Bruxismo

Caracterizado pelo ranger ou apertamento involuntário das arcadas dentárias uma contra a outra, o bruxismo provoca dor de dente em função da sobrecarga exercida por essa força. Além disso, leva ao desgaste do esmalte dentário, deixando a polpa exposta e provocando trincas, quebras e fissuras nos dentes.

Causas da dor de dente em idosos

O envelhecimento natural do organismo e algumas doenças típicas da terceira idade deixam os idosos mais suscetíveis a problemas bucais que, por sua vez, podem ser causas da dor de dente. A seguir, confira alguns:

7. Gengivite e periodontite

Os dois problemas são inflamações que afetam as gengivas, mas a periodontite é mais grave do que a gengivite porque afeta todos os tecidos de sustentação dos dentes. Nos idosos, esses problemas são desencadeados pela higienização bucal inadequada e pela maior propensão orgânica em função de doenças como o diabetes.

8. Retração gengival

Agressões constantes às gengivas provocam seu encurtamento, deixando a raiz dos dentes mais exposta. Esse também é um processo natural do envelhecimento celular e, como a raiz é mais porosa do que o esmalte, a dor se manifesta por causa do contato com agentes agressivos.

9. Desgaste do esmalte

Mais uma das causas da dor de dente em idosos é o desgaste do esmalte que, quando acontece, deixa as partes nervosas do dente expostas. Esse problema ocorre em função da desmineralização dessa estrutura, atritos excessivos ao longo do tempo ou problemas como o bruxismo, além de próteses mal ajustadas.

Em todas as faixas etárias, o ideal é a prevenção para evitar as causas da dor de dente. O acompanhamento com especialistas é fundamental para adotar as medidas que evitam os incômodos e realizar tratamentos antes que os problemas se agravem. Por isso, as consultas devem acontecer regularmente desde a primeira infância, garantindo dentes saudáveis.

Quer aprender a cuidar ainda melhor do seu sorriso? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas dicas!

Conheça nossa Clínica