Quais as consequências da ausência de dentes?
Quais as consequências da ausência de dentes?
Quando criança, perder um dente de leite quase sempre representa um rito de passagem. Para adultos, essa perda não tem o mesmo encanto e pode indicar até mesmo um sério problema de saúde dentária.
Frequentemente provocada por cáries, doenças periodontais ou traumatismos, a ausência de dentes pode ser corrigida com opções restaurativas, como implantes dentários e dentaduras.
Ainda assim, muitos são aqueles que optam por conviver com a perda e, sem saber, se expõem a grandes riscos: não substituir um ou mais dentes perdidos pode ser prejudicial para a saúde, funcionalidade do seu sorriso e gerar grandes impactos emocionais negativos.
Confira a seguir as principais consequências – que vão muito além da estética – provenientes da ausência de dentes.
Um dente perdido pode afetar toda sua saúde
- Perda óssea da mandíbula
A não substituição nesse caso é a principal causa da perda óssea da mandíbula provocando o seu encolhimento e o recuo da gengiva. Isso pode enfraquecer os dentes vizinhos e desconfigurar sua mordida uma vez que os dentes na mandíbula oposta podem então começar a crescer no espaço vago.
- Deslocando os dentes
Embora estejam presos ao osso da mandíbula, os dentes podem se mover ao longo do tempo por várias razões. Essa questão do deslocamento pode ser acelerada significativamente quando há a ausência de dentes na boca. A lacuna cria espaços vastos nos quais os dentes adjacentes podem se deslocar, podendo provocar um efeito dominó e deixar todos os dentes desalinhados, deslocados e soltos.
- Irregularidades na mordida
A maneira pela qual as superfícies de mastigação de seus dentes se unem determina a oclusão (sua mordida) e a ausência de um ou mais dentes pode causar irregularidades na mordida que não apenas afetam a saúde dos remanescentes, como também sua gengiva, cabeça e pescoço, seus músculos e articulação da mandíbula, provocando dores de cabeça, dores musculares, desgaste não natural dos dentes, sensibilidade.
- Dificuldade em mastigar
A ausência de dentes pode ser ainda mais problemática na hora de se alimentar. Dentes posteriores desempenham um papel importante na mastigação de carne e outros alimentos e, portanto, afetam a maneira como mastigamos e pode comprometer a digestão.
- Estética Facial
Sua estrutura facial depende muito da estrutura de sua arcada dentária. Quando há ausência de dentes, já não há um mesmo sustento da forma do seu rosto. Como o osso da mandíbula atrofiado reabsorve o rosto pode começar a parecer afundado e envelhecido.
- Problemas de fala
Acredite ou não, seus dentes desempenham um papel muito importante na fala. A ausência (ou mesmo grandes espaços entre eles) pode dificultar a pronúncia de certas palavras e provocar reações como assobios ou mesmo te fazer cuspir.
Além do mais, muitas pessoas se sentem menos confiantes esteticamente quando há um dente faltoso. Ainda assim, a ausência de dentes vai além da estética e, portanto, não deve ser ignorado.
Entre em contato com a Villa Odontologia para dar início ao tratamento mais adequado ao seu caso. Aqui a sua saúde está em primeiro lugar.