Como a alimentação impacta na saúde bucal
Como a alimentação impacta na saúde bucal
A boca é a porta de entrada da saúde em geral, como sabemos uma boa alimentação aliada ao exercício físico garante uma boa qualidade vida, de um modo geral nossa boca está sempre nos alertando sobre o estado da saúde não só da própria boca, mas do corpo todo.
A alimentação possui a função de nutrir nosso corpo com todos os nutrientes necessários para seu perfeito funcionamento, mas como a alimentação pode impactar na saúde bucal?
A saúde bucal é principalmente afetada por uma má alimentação associada há uma má higiene bucal diária, nesse artigo nós iremos te explicar o quão importante é prestar atenção nos tipos de alimentos que estão sendo consumidos por você, e como eles podem ser aliados ou vilões da sua saúde bucal.
Alimentação como uma aliada da saúde bucal
Existem inúmeros alimentos que podem cooperar para sua saúde bucal, nós da Villa Odontologia separamos alguns que acreditamos ser os mais eficientes, são eles:
Para Limpeza com auxílio das Fibras:
- Frutas em Geral (Principalmente a maçã);
- Vegetais;
- Pão Integral;
- Nozes;
- Legumes;
- Cereais Integrais;
O Cálcio coopera para dentes mais fortes, e pode ser encontrado em alimentos como: o leite e seus derivados, que auxiliam na recuperação do esmalte dos dentes.
Já as vitaminas C cooperam para a saúde das gengivas, por participarem ativamente da formação de colágeno, que é um componente fundamental para as gengivas, estes são alguns:
- Goiaba;
- Tomate;
- Acerola;
- Laranja;
- Limão.
A má alimentação como uma inimiga da saúde bucal
Por outro lado, sabemos que uma má alimentação pode cooperar e muito para o surgimento de problemas na arcaria dentária e doenças bucais, alimentos esses que afetam não só a estrutura, mas também a estética e o funcionamento dos dentes.
Separamos uma lista com alguns alimentos que afetam a saúde bucal.
- Chicletes e Balas;
- Refrigerantes;
- Alimentos Industrializados;
- Café;
- Biscoitos e Bolos;
- Guloseimas;
- Limão, laranja e mexerica (Por conta acidez);
- Alimentos em conserva (Devido a vinagre da conserva);
- Molho de tomate;
- Vinhos;
- Chás.
Para diminuir o impacto negativo desses alimentos na saúde bucal, é altamente recomendado que a higiene bucal seja realizada diariamente, pelo menos três vezes ao dia ou após as refeições. Vale ressaltar que visitas regulares ao dentista previnem grande parte dos problemas e doenças bucais, além de preservar a função e a estética de seus dentes.
Se você gostou desse artigo não deixe de compartilhar, nós da Villa Odontologia avançada estamos prontos para te ajudar a manter seu sorriso em dia, um grande abraço, nos vemos no próximo conteúdo!