O que é o Bruxismo

Para começar a entender o bruxismo,  vamos separar o bruxismo em duas categorias: bruxismo do sono e bruxismo de vigília.

O bruxismo do sono é uma atividade dos músculos da mastigação durante o sono. Pode ser um apertamento dos dentes contínuo ou vários fortes e intermitentes que acontecem enquanto o paciente está dormindo. O bruxismo do sono acontece em 8 a 16% das pessoas e mais frequente em pessoas mais jovens podendo aparecer em 40% das crianças.

O bruxismo de vigília também pode ser rítmico com vários apertamentos fortes ou sustentados em que o paciente aperta os dentes de maneira contínua e forte durante o dia acordado. Está presente em 22% da população.

Causas do Bruxismo

Tanto durante o sono quanto acordado, o bruxismo é considerado um hábito involuntário associados com o stresse cotidiano muitas vezes conexo com responsabilidades familiares o pressão no trabalho. Outras causas como o uso de cigarro, consumo de álcool, cafeína, drogas psicoestimulantes e antidepressivos.

Uma tríade muito comum está presente no bruxismo. É muito comum o paciente possuir além do bruxismo uma má qualidade do sono ou apneia do sono e/ou o refluxo gástrico que devem ser investigados e tratados concomitantemente.

Como tratar o Bruxismo?

O primeiro passo para o tratamento do bruxismo é a conscientização do paciente em relação ao hábito principalmente durante o dia. Uma consulta bem detalhada é feita para saber causas, estilo de vida, tipo de bruxismo presente. Na tentativa de conscientizar o paciente e influenciar no tratamento são utilizados aplicativos de celular para educação cognitiva comportamental e aplicativos que monitoram a qualidade do sono.

O segundo recurso utilizado é a placa estabilizadora. Também chamada de placa de bruxismo, é um artifício que deve ser usada entre os dentes com o objetivo de proteger os dentes contra o desgaste e posicionar a mandíbula e o côndilo em uma posição mais fisiológica em que não sofram também o desgaste articular. A correta confecção das placas de maneira personalizada e os ajustes são de fundamental importância para o sucesso do tratamento. Atualmente as placas são confeccionadas digitalmente onde um projeto é feito para cada paciente e suas necessidades.

Alguns medicamentos que atuam no sistema nervoso autonômico também tem sido testados.

A toxina botulínica também é um recurso utilizado com o objetivo de bloquear a liberação de acetilcolina nas fendas sinápticas impedindo a contração da musculatura. Porém existem alguns fatores que devem ser estudados por um profissional ético e experiente antes  antes de indicar o tratamento com toxina botulínica.

 

Tratamento com Placas Interoclusais

As famosas placas de bruxismo recebem o nome correto de placas estabilizadoras pois estabilizam a mandíbula e musculatura durante o apertamento e protegem os dentes. Porém, a principal função

das  placas é a proteção da articulação temporomandibular. Por isso devem ser confeccionadas de forma personalizada. Com o advento da odontologia digital, estas placas são feitas a partir de uma réplica 3D dos dentes do paciente. Logo depois é feito um projeto 3D e por fim, são impressas em acrílico a acabamento perfeito.

A fase do ajuste dura em torno de 2 a 3 semanas até o correto posicionamento do côndilo na articulação.

 

Tratamento de Disfunções Temporomandibulares

Tratmento do Bruxismo

Fale Conosco

Dica: Aplicativo que ajuda a diminuir o Bruxismo.

Baixe gratis o aplicativo Desencoste os Dentes

Dr. Lucas Marques

Especialista em Ortodontia e Disfunção Temporomandibular
O bruxismo está relacionado com: -desgaste dos dentes -dores na face -má qualidade do sono -dor na articulação perto da orelha
Assim como os adultos, as crianças também possuem períodos de tenção, ansiedade e medo que pode desencadear o bruxismo. Fatores que estimulam a hiperatividade como video games, celulares ou televisão antes de dormir também podem aumentar o bruxismo em crianças.
Este estalo é causado por uma desarrmonia na Articulação Temporomandibular chamada de deslocamento do disco com redução. Esta alteração pode ser causado por trauma, processo inflamatório prolongado nas ATMs ou causa idiopática. Esta alteração deve ser tratada e acompanhada pelo especialista.
Esta alteração é classificada como Travamento fechado da ATM. Causado por uma alteração anatômica da articulação. Alteração muito comun e quanto mais rápido for o atendimento melhores os resultados.
Causada por uma alteração anatômica nas estruturas ósseas e nos ligamentos da articulação. O tratamento envolve além de manipulação das ATMs um acompanhamento com o fisioterapeuta.
É o hábito de apertar os dentes durante o dia e/ou durante a noite. Associado ao stress cansaço e ansiedade. Segundo estudos mais recentes, deve estar associado também à má qualidade do sono e refluxo gástrico. Pode ser a causa de grande parte das dores articulares.
O buxismo é dito secundário quando está associado a uma má qualidade do sono. Ronco e apneia podem ser os fatores prímários do bruxismo.
As alterações na musculatura de mastigação podem causar dores de cabeça. O tratamento consiste em identificar os pontos doloridos e suas causas e logo depois normalizar o funcionamento desses músculos.
Definitivamente não. O silicone por ser macio acaba estimulndo e aumentando o hábito de apertar os dentes sobrecarregando a musculatura da face.