Gengivite: entenda o que é, os riscos e tratamentos
Gengivite: entenda o que é, os riscos e tratamentos
Em geral, sabemos que a saúde da nossa região bucal é de suma importância para uma qualidade de vida ainda melhor. No entanto, quando não investimos nesse processo, geramos inúmeras possibilidades de adquirir doenças e complicações na região. A gengivite é uma delas.
Ela tende a surgir em consequência da falta de investimento em bons cuidados e na prática de escovação.
Portanto, nesse post iremos falar sobre a gengivite, seus principais riscos à saúde e os principais tratamentos para combater esse problema. Continue lendo o nosso post e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
O que é Gengivite?
Podemos definir que a gengivite nada mais é do que uma inflamação localizada na região das gengivas. De maneira geral, ela pode ser causada por uma
Quais são os principais riscos da gengivite?
variedade de fatores, no entanto, a principal causa é a placa bacteriana, que tende a se acumular na linha da gengiva.
Nesse caso, se a placa não for removida, ela pode levar à formação de tártaro — que é um depósito duro de placa bacteriana que se adere às superfícies dos dentes.
Quais são os principais riscos da gengivite?
Entendendo o conceito e maneira como a gengivite surge na região bucal, sabemos que ela oferece inúmeros riscos não somente à estrutura dos dentes, mas em muitos outros contextos.
Veja abaixo quais são eles:
1. Perda da estrutura óssea
Um dos primeiros riscos que observamos com o surgimento da gengivite é, sem dúvidas, a possibilidade de perda da estrutura óssea dos dentes. Isso porque ela afeta diretamente a região que sustenta os nossos dentes. Logo, se ela está frágil, é bem provável que os dentes tenham grande possibilidade de cair.
2. Doença periodontal
Se o problema da gengivite não for imediatamente tratado, corremos o risco do quadro evoluir para uma doença periodontal, cujo processo, em resumo, afeta os tecidos de suporte dos dentes. Sem contar que a doença periodontal pode levar à perda de dentes e, consequentemente, à necessidade de cirurgia.
3. Problemas sistêmicos
Em geral, a inflamação das gengivas pode afetar o resto do corpo, uma vez que as bactérias presentes na boca podem entrar na corrente sanguínea e causar problemas em outras regiões. Um exemplo a citar disso é o fato de que a gengivite pode aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames cerebrais.
Como tratar a gengivite?
Agora que você já sabe os principais riscos decorrentes da gengivite, vamos conhecer alguns tratamentos eficientes para combater e prevenir esse tipo de complicação:
- Escovação e uso de fio dental diariamente: manter os dentes e gengivas limpos é uma das principais formas para prevenir e tratar a gengivite;
- Cirurgia de limpeza gengival: este procedimento envolve remover o tártaro acumulado e a placa bacteriana das gengivas e dos dentes;
- Medicamentos: seu dentista de confiança pode prescrever medicamentos, como antimicrobianos. Eles ajudam a combater a infecção bacteriana que está causando a gengivite;
- Tratamento de canal radicular: se a gengivite progredir para uma doença periodontal grave, por exemplo, pode ser necessário realizar um tratamento de canal radicular para remover a infecção das raízes dos dentes.
Gostou deste artigo? Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre a gengivite e seus principais tratamentos, que tal ampliar o seu conhecimento sobre saúde bucal? Continue navegando pelo nosso blog e leia outros conteúdos relacionados.