O que é DTM?

Conjunto de condições médicas e odontológicas, que afetam a articulação temporo-mandibular (localizadas na frente dos ouvidos e que conectam a mandíbula ao crânio) e/ou os músculos da mastigação, como também estruturas da face, relacionadas ao complexo maxilomandibular.
Um dos sintomas mais comum da DTM é a dor de cabeça, dor de ouvido, estalos, deslocamento da mandíbula e clicks na articulação.
Esta condição pode ser crônica ou aguda e envolve um correto diagnóstico, muitas vezes auxiliadas com exames de imagens de tomografia e ressonância magnética.

DTM - Venda nova
Quais os principais sintomas da DTM?
  • Dores de cabeça quando relacionadas ao desequilíbrio dos músculos da mastigação.
  • Dor de ouvido ou ao redor, dor e pressão atrás dos olhos.
  • Estalos ou sensação de desconforto ao abrir e fechar a boca.
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou mastigar.
  • Mandíbulas que "ficam presas", travam ou saem do lugar.
  • Fadiga dos músculos da mastigação.
  • Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.
  • Bruxismo (ranger dos dentes).
  • Alguns tipos de zumbido.
  • Cervicalgia referindo dor para a face.
Como Funciona o Tratamento.

O tratamento das disfunções temporomandibulares consiste em um busca da melhora da biomecânica de abertura e fechamento da boca através de exercícios, proteção da articulação com placas interoclusais, medicação para controle da dor aguda e crônica, infiltrações intra articulares, conscientização do paciente, controle do sono e relaxamento muscular.

Conheça sobre o tratamento do bruxismo

Clique aqui

 

Tratamento da DisfunçãoTemporomandibular

Fale Conosco

Dica: Aplicativo que ajuda a diminuir o Bruxismo.

Baixe gratis o aplicativo Desencoste os Dentes

Dr. Lucas Marques

Especialista em DTM e Ortodontia em Belo Horizonte.
ATM é a sigla para a estrutura anatômica denominada Articulação Temporomandibular localizada na frente dos ouvidos. è a articulação que permite a abertura e fechamento da boca.
DTM é a sigla de Disfunção Temporomandibular que são as disfunções das ATMs e dos musculos da mastigação. Estas disfunções podme gerar dores e estalos ao abrir e fechar a boca, travamento da boca seja aberto ou fechado, dores faciais e na cabeça. O profissional reponsável para o tratamento destas dores é o Cirurgião Dentista especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM e DOF).
Este estalo é causado por uma desarrmonia na Articulação Temporomandibular chamada de deslocamento do disco com redução. Esta alteração pode ser causado por trauma, processo inflamatório prolongado nas ATMs ou causa idiopática. Esta alteração deve ser tratada e acompanhada pelo especialista.
Esta alteração é classificada como Travamento fechado da ATM. Causado por uma alteração anatômica da articulação. Alteração muito comun e quanto mais rápido for o atendimento melhores os resultados.
Causada por uma alteração anatômica nas estruturas ósseas e nos ligamentos da articulação. O tratamento envolve além de manipulação das ATMs um acompanhamento com o fisioterapeuta.
É o hábito de apertar os dentes durante o dia e/ou durante a noite. Associado ao stress cansaço e ansiedade. Segundo estudos mais recentes, deve estar associado também à má qualidade do sono e refluxo gástrico. Pode ser a causa de grande parte das dores articulares.
Uma má qualidade do sono pode causar um aumento do bruxismo e uma maior sensibilidade das dores articulares e faciais.
As alterações na musculatura de mastigação podem causar dores de cabeça. O tratamento consiste em identificar os pontos doloridos e suas causas e logo depois normalizar o funcionamento desses músculos.