Cirurgia Oral Menor

 

A cirurgia oral menor é uma subespecialidade da cirurgia bucomaxilofacial, responsável por cirurgias relacionadas a ossos, dentes, gengivas e bochechas. Envolve o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de extrações, pequenas lesões e traumas na cavidade oral, maxila, mandíbula e áreas adjacentes. A cirurgia é realizada pelo cirurgião-dentista especializado na área e pode ser realizada em consultório com anestesia local. A recuperação tende a ser rápida e os pacientes não precisam abandonar as atividades diárias por muito tempo. Porém todo cuidado é pouco para evitar infecções antes, durante e depois a cirurgia para acelerar a cicatrização e evitar infecções.

O que são os Sisos?

Os sisos, são os últimos dentes a nascerem. São também chamados de terceiros molares. Geralmente erupcionam após os 17 anos. Sua forma e tamanho variam muito de uma pessoa

para outra.

Assim como a presença do elemento dentário. É muito comum uma pessoa não formar um ou mais sisos. Acontece também do siso não conseguir nascer ou nascer em uma posição desfavorável devido à falta de espaço.

Todos precisam remover os dentes sisos ?

A cirurgia é necessária quando é observado que não há espaço para que os terceiros molares se posicionem corretamente na arcada dentária, provocando dores, inflamações gengivais e aumentando o risco de cáries.

Em alguns casos, os sisos irrompem parcialmente (conhecidos por semi-inclusos) e podem provocar inflamação da gengiva, abscessos, irritação local, dor, inchaço e surgimento de cárie, devido à dificuldade para higienizar a região.

Há casos em que os dentes não apontam e ficam inclusos (dentro do osso). Neste caso, o siso pode promover a reabsorção do dente vizinho e gerar até mesmo lesões císticas

(degenerações). Sendo assim, a extração é feita para evitar maiores prejuízos à arcada.

O grau de complexidade da cirurgia varia de acordo com o estado dos sisos na boca e da avaliação radiográfica.

Fiz a Cirurgia dos Sisos. Quais os cuidados devo tomar?

Leia em nosso Blog quais os cuidados após uma cirurgia dos sisos.

 

Marcar uma Consulta

Cirurgias a laser

Se você ja tem exames de RX, marque uma avaliação e traga os exames para conhecer um pouco melhor as opções de tratamento.
O laser de alta potência é um recurso para tornar as cirurgias orais mais confortáveis. Entre os benefícios estão a agilidade dos procedimentos e a ausência de sangramento. É indicada para remoção de lesões, frenectomia labial, frenectomia lingual.
O siso, como qualquer outro elemento dentário, pode ter lesões cariosas, inflamações na gengiva e outras alterações. A melhor conduta em caso de dor é limpar bem a região, mesmo que esteja dolorido e procurar o cirurgião dentista.
São procedimentos que constituem a cirurgia Oral Menor: remoção de sisos inclusos e erupcionados, exodontias de dentes permanentes, frenectomias, gengivoplastias, remoçao de qualquer dentes que não nasceram, remoção de sistos na região de maxila e mandíbula.
É a inflamação na região em volta dos dentes. Geralmente na gengiva. Mais comun no último dente e muito comun nos dentes sisos. É uma alteração muito dolorida e desconfortável ao mastigar.

Depoimentos

caret-down caret-up caret-left caret-right
@glazzi77 Belo Horizonte

Eu só tenho a agradecer a Dra. Iáskara, e todos da Villa Odontologia. Eu mais de 30 anos protelando minha extração de sisos por medo. Perdi meu medo e conquistei confiança e claro, fiz o procedimento. Através dessa profissional maravilhosa (Dra. Iáskara que cuidou tão bem de mim).
Meu muito obrigado.
Gratidão.

 

@ederdzr13 Belo Horizonte

Hoje eu tive um atendimento que me deixou de boca aberta!!! Extração de dois sisos, da forma mais atenciosa e humana que ja tive nos ultimos anos. VOCÊS ESTÂO DE PARABÉNS DEMAIS!!! Antes de vocês me perguntarem, recomendo demais !!! Vai na fé que é certeiro. Sempre tive receio de atendimento dentário, mas esta turma do @villaodontologia fez perder qualquer receio já no primeiro dia.
VLW DEMAIS AÍ GENTE! e já vamos agendar a extração dos outros.